Secretaria Municipal da Educação - Mogi das Cruzes/SP







TROCANDO IDEIAS...

VÍDEOS

AGOSTO, FOLCLORE NOSSO DE CADA DIA!






INDICAÇÃO DE LEITURA PEDAGÓGICA:


                                                         






*Esse livro está disponível para empréstimo na biblioteca do CEMFORPE



     * Esse livro está sendo distribuído às escolas






Nesse livro, a professora Sonia Kramer reúne textos escritos ao longo de quase 20 anos. O eixo central da obra está na convicção de que o desafio de assegurar alfabetização, leitura e escrita precisa ser parte de um projeto de sociedade que vise democracia e justiça social. Isso requer, de um lado, um sólido projeto de desenvolvimento econômico e, de outro, uma política cultural efetiva que garanta o acesso de todos à ciência e à cultura. Além disso, como a autora faz questão de ressaltar, no que diz respeito às ações dentro da escola, duas são as necessidades fundamentais: salários e condições dignas de vida e trabalho para seus profissionais; sem contar os projetos de formação permanente, concebidos no interior de uma política cultural sólida. O livro é uma homenagem aos professores que fazem da alfabetização, da leitura e da escrita seu cotidiano nas mais diferentes escolas brasileiras.



INDICAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA:


AGOSTO, FOLCLORE NOSSO DE CADA DIA!



Dando continuidade aos "causos" do livro Histórias aumentadas (conforme são contadas...), Mario Bag nos traz em prosa poética, as aventuras "não tão verdadeiras" de Chico Palhoça e Zé Miguel: viagens fantásticas, Et s na roça, assombrações... balelas que entretém conversas de compadres, que são marcadas pelo humor e pela troça. Bag nos oferece histórias que são frutos de pesquisa folclórica, através de um arranjo linguístico cheio de ritmos e sonoridades; histórias emolduradas por imagens engraçadas e que, paralelamente, fazem a sua interpretação do universo fantástico.  
                             pelo PNBE do Professor/MEC
Editora: Paulinas
Autor: MARIO BAG
ISBN: 9788535625578
Origem: Nacional
Ano: 2010
Número de páginas: 40






O livro conta as três desventuras de Zé Trelelé, o malvado, que na ânsia de ficar rico ignora, desrespeita e destrói a Natureza.

A sua busca por riqueza, começa na Mata Atlântica e termina no Amazonas, é malsucedida porque o Mico-leão-dourado, o fiscal do Ibama Fefé e o esperto Tucunaré se encarregam de salvar os peixes, os pássaros e as árvores da perversidade de Zé Trelelé.
O conteúdo explora o tema transversal "meio ambiente", Rosa Ayres, através de minuciosa pesquisa da flora e da fauna dos dois biomas, cria um texto lúdico e educativo sobre a relação homem-natureza, quando o homem revela uma das suas piores faces: a caça, o tráfico de animais e a derrubada de árvores.
O estudo foi também levado a cabo pela ilustradora Ellen Pestili, que nos mostra através de imagens a beleza das nossas matas.

Editora: Paulinas
Autor: ROSA AYRES & ELLEN PESTILI
ISBN: 9788535624526
Origem: Nacional
Ano: 2009
Número de páginas: 40





Traz conhecidas parlendas e trava-línguas da cultura folclórica brasileira. As parlendas e os trava-línguas são as brincadeiras orais prediletas das crianças. O desafio é dizê-los sem errar, e cada vez mais rapidamente. Com ilustrações bem-humoradas e a delicadeza de sempre, Eva Furnari desperta o interesse, a curiosidade, a sensibilidade e o prazer do leitor.
Editora: Paulus
Autor: NEUSA P. CACCESE
ISBN: 8534904618
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 24




Reuni algumas adivinhas que fazem parte do repertório brasileiro de cultura popular. A autora brinca com imagens, joga, dá pistas, estimula a procura e a criatividade. No final, dá as respostas sempre de forma criativa e com coloridas ilustrações. Recomendado para crianças de até 9 anos.
Editora: Paulus
Autor: DENISE C. PERROTTI
ISBN: 8534903026
Origem: Nacional
Ano: 1992
Número de páginas: 22